COLONOSCOPIA: orientações e preparo intestinal

 

Antes de realizar o procedimento, entenda como ele funciona e pra que serve, clicando nos dois vídeos abaixo:

 

 

 

Vídeos: Orientações sobre o procedimento

 

 

1- Agora que já sabe como é e para que serve a colonoscopia, veja o vídeo abaixo que explica sobre a autorização para a realização da colonoscopia!

 

 

 

 

Perguntas que devem ser respondidas: 

 

- Mais que 70 anos?

- História de sangramento, hematomas frequentes, problema de coagulação do sangue?

- Usa remédio para afinar o sangue? (AAS, clopidogrel, Marevan, Xarelto, etc.)?

- Problemas respiratórios ou cardíacos?

- Insuficiência renal?

- Alguma necessidade especial?

- Apenas para mulheres: possibilidade de estar grávida?

 

1.1 - Se a sua resposta foi SIM para pelo menos uma das perguntas acima, você deverá passar em consulta prévia com cardiologista, para que o mesmo emita um risco cardiológico que deve incluir exame de sangue (com no mínimo: hemograma, coagulograma, sódio, potássio, glicemia de jejum), eletrocardiograma e raio-x de tórax, além de orientações quanto ao uso de remédios que "afinam"o sangue (AAS, Aspirina, Marevan, Xarelto, etc).

 

1.2 - Se a resposta for NÃO para todas as perguntas acima ou se já tiver o risco cardiológico (vide 1.1) , envei-nos um WhatsApp dizendo que precisa fazer a colonoscopia e nos informe que não tem nenhuma resposta positiva às perguntas e envie-nos os seguintes ítens:

        

        a) Documento de identidade;

        b) Foto da carteirinha do plano de saúde;

        c) Motivo do exame;

        d) Nome do médico que solicitou o exame.

 

Com estes dados, iremos solicitar a autorização ao seu plano de saúde (que leva em torno de 21 dias para autorizar) e, assim que recebermos o OK do plano e do hospital, entraremos em contato para agendar o dia do procedimento. OBS: Mesmo que o plano lhe informe que o seu procedimento foi autorizado, temos que aguardar o hospital nos informar, pois existem outras burocracias do próprio hospital que devem ser feitas antes de podermos agendar, como os materiais necessários para o procedimento.

 

 

2- Após agendarmos com você o dia do procedimento, entenda como deve ser o preparo do seu intesino:

 

Qual o preparo para o exame?
Para a realização da colonoscopia é muito importante que se faça um preparo intestinal para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon e assim o exame pode ser feito com o máximo de segurança e eficácia. Habitualmente, para o preparo intestinal é recomendado dietas, laxativos e eventualmente lavagens.

 

DIETA:

a) Dois dias antes do exame: Compre o Picoprep® nas principais farmácias (Obs: contraindicado para pacientes com insuficiência renal - se for o seu caso, deverá fazer o com manitol, consulte-nos!).

 

a.1) Café-da-manhã e Lanche da tarde: Tomar chá de ervas ou café puro e biscoitos tipo água e sal, com pouca margarina ou geléia. Não tomar leite ou derivados, nem comer frutas.

 

a.2) Almoço e Jantar: Ingerir apenas arroz branco ou macarrão no alho e óleo, ou macarrão com clara de ovo e margarina, frango ou peixe grelhado ou assado. Como sobremesa, comer gelatina sem frutas e de cor clara.

 

2) VÉSPERA DO EXAME - Mesma dieta anteriormente descrita, - Tomar água ou suco de frutas de cor clara, coado em peneira fina a cada duas horas. (Hidratação é MUITO IMPORTANTE!) -

 

 

Iniciar o preparo conforme descrito abaixo: 

 

 

Entenda os horários do uso dos remédios de acordo com o horário agendado do seu exame:

 

 

Exame agendado entre 07 e 09:30h - Usar o Sachê 01 as 18h do dia anterior ao exame e o Sachê 2 as 00:00h do dia do exame;

 

Exame agendado entre 10 e 11:30h - Usar o Sachê 01 as 21h do dia anterior ao exame e o Sachê 2 as 05:00h do dia do exame;

 

Exame agendado entre 12 e 13:30h - Usar o Sachê 01 as 21h do dia anterior ao exame e o Sachê 2 as 07:00h do dia do exame;

 

Exame agendado entre 14 e 15:30h - Usar o Sachê 01 as 5h do dia do exame e o Sachê 2 as 10:00h do dia do exame;

 

Exame agendado entre 16 e 17:30h - Usar o Sachê 01 as 5h do dia do exame e o Sachê 2 as 11:00h do dia do exame;

 

Exame agendado entre 18 e 19:00h - Usar o Sachê 01 as 6h do dia do exame e o Sachê 2 as 12:00h do dia do exame.

 

 

Exemplo: Se seu exame foi agendado para as 14 horas, você deve tomar o Sache 1 as 05h da manhã do dia do exame e o Sache 2 as 10h.

 

 

 

Veja esses vídeos abaixo de como se faz o preparo do intestino.

 

 

 

 

 

Modo de preparo do Picoprep:

O conteúdo do sachê (pó) deve ser dissolvido em um copo de água em temperatura ambiente (aproximadamente 150 mL);
Colocar sempre o pó na água e nunca a água sobre o pó, para o pó se dissolver adequadamente;
Ao colocar o pó na água, ele deve efervescer - não tomar enquanto está efervescendo;
Mexer com uma colher por 2 a 3 minutos, até que mude de cor e tenha uma aparência quase transparente;
Se a solução ficar quente enquanto se dissolve, espere a solução esfriar para depois beber - Não colocar na geladeira para esfriar;
Tomar imediatamente após a preparação, após o produto ter se dissolvido completamente e a solução ter esfriado;
Depois de tomar o 1º sachê: beber pelo menos 1,5 L* de água ou líquidos claros sem resíduos (sugerimos Gatorade de limão) durante as horas seguintes;
Depois de tomar o 2º sachê: beber pelo menos 1 L** de água ou líquidos claros sem resíduos durante as horas seguintes.

 

LEMBRE-SE: O PRINCIPAL PARA TER UM PREPARO DE INTESTINO ADEQUADO É BEBER MUITO LÍQUIDO CLARO (MAIS QUE 3 LITROS) DURANTE O PREPARO DO INTESTINO, QUE DEVE SER FEITO ATÉ 2 HORAS ANTES DO HORÁRIO AGENDADO PARA O SEU PROCEDIMENTO.

 

 

 


O que acontecerá durante o exame?

É importante lembrar que todos os pertences de valor, como dinheiro, alianças, próteses dentárias, cordões etc. devem ficar sob a guarda do acompanhante, pois não nos responsabilizamos por tais materiais. 

Após o preparo do cólon, o paciente é levado à sala de exame onde será sedado, com auxílio de um anestesista, por isso na hora do exame você não sentirá nada.
O colonoscópio é então introduzido, normalmente, pelo reto até o ceco (porção inicial do intestino grosso) ou até o íleo terminal.
Durante a retirada do aparelho é feita uma minuciosa inspeção identificando as eventuais alterações. Quando necessário é possível obter fragmentos (biópsias) para estudo.
Os pólipos diagnosticados podem, sempre que o médico achar conveniente, ser removidos durante a colonoscopia.


Quais os riscos do procedimento?
As complicações relacionadas à colonoscopia podem decorrer do preparo do cólon, da sedação, do exame propriamente dito ou de procedimentos complementares realizados.
O preparo, que é variável nos diversos serviços, pode gerar intolerância gástrica que se refletirá em náuseas, vômitos e distensão abdominal. Como o preparo induz a uma diarréia, pode ocorrer desidratação e desequilíbrio dos eletrólitos (sódio, potássio... do sangue).
As complicações relativas à sedação variam de uma flebite (inflamação da veia) superficial até situações de maior gravidade como hipotensão arterial, bradicardia, depressão respiratória, bronco aspiração e parada cardiorrespiratória; sendo por isso conduzida por um médico anestesista.
Pode ocorrer perfuração intestinal durante a introdução do colonoscópio. Esta temida complicação é muito rara, e ocorre em cerca de 0,05% das colonoscopias com finalidade diagnóstica e, eventualmente necessita de tratamento cirúrgico ou internação hospitalar.
Ressecção de pólipos pode acarretar em duas principais complicações: a perfuração e a hemorragia. Tais eventos relacionam-se principalmente ao tamanho dos pólipos ressecados e sua localização. A perfuração ocorre, nas diversas séries, com freqüência de 0,03 a 1% das polipectomias e a hemorragia em cerca de 0,02% dos procedimentos, podendo acontecer no momento da ressecção do pólipo ou tardiamente (até dias após). Riscos menos freqüentes são bacteremia, volvo de sigmóide, rupturas de aneurismas abdominais e trauma do baço e fígado, entre outros de menor freqüência. Todas as temidas complicações da colonoscopia podem necessitar de internação hospitalar, cirurgia, internação em UTI, hemotransfusão, e muito raramente pode ter uma evolução desfavorável, mesmo com todo o empenho de uma equipe médica especializada, podendo até mesmo cursar com morte, assim como qualquer outro procedimento invasivo/cirúrgico. Eventualmente podemos nos deparar com situações que necessitem de materiais especiais, havendo portanto a necessidade de um novo procedimento em outro momento, após liberação do material pelo seu convênio. 


O que devo fazer após o procedimento?
Após o procedimento o paciente recupera-se da sedação no serviço de endoscopia sendo liberado após completa recuperação anestésica. Não deve conduzir veículos. Recomenda-se  alimentação leve. Mal-estar, cólicas abdominais, gases, náuseas e vômitos podem ocorrer após o exame. Sangramento intestinal, dor abdominal e febre devem ser relatadas a equipe médica.

 

OBS: Solicite que seu exame seja feito com CO2 (veja as vantagens clicando aqui!).

 

Download das orientações:

1- Colonoscopia: Termo de Consentimento informado que deve estar assinado para a realização do exame.

2- Colonoscopia: Auto-anamnese, que deverá estar preenchida e assinada antes da realização do procedimento.

3- Colonoscopia: Orientações para a realização do preparo do intestino em CASA com Picoprep (Proibido para pacientes com insuficiência renal).

4- Colonoscopia: Orientações para a realização do preparo do intestino no Hospital com PicoPrep (Proibido para pacientes com insuficiência renal).

5- Colonoscopia: Orientações para a realização do preparo do intestino no HOSPITAL (Manitol).

6- Colonoscopia: Orientações para a realização do preparo do intestino em CASA com Manitol.

7- Colonoscopia: Orientações pós exame.

 

Entre com contato com a gente!                                                                                  Voltar a página inicial.